carregando...
linkedinlinkedin facebookfacebook youtube newsletter

InterMoor do Brasil

Brasil +55 21 3282-5730

info.br@intermoor.com

Fundações

A construção de poços de produção é uma das fases do processo de desenvolvimento de um campo de petróleo. Dentro dessa fase, destacam-se duas etapas determinantes para o futuro do poço: a perfuração e a completação. Em geral, no cenário offshore, ambas são executadas utilizando-se sondas, seja do tipo semi-submersível ou em forma de navio.

Um Revestimento Condutor é o primeiro equipamento de um poço de petróleo. Trata-se de um tubo de diâmetro externo entre 30 e 36 polegadas, com 50 a 200m de comprimento, dependendo do projeto do poço.

A InterMoor do Brasil patenteou uma metodologia de pré-instalação do Revestimento Condutor utilizando navios de instalação, ao invés de uma sonda, auxiliado por um martelo hidráulico submarino.

A economia de tempo de sonda é principal fator para a utilização da pré-instalação de Revestimento Condutor. A InterMoor do Brasil apresenta em seu portfólio 3 grandes projetos de sucesso com esse conceito, sendo por 2 vezes no campo de BC-10, cuja operadora é a holandesa Shell, e no desafiador campo de Papa Terra, operado pela Petrobras.

O conceito inicial da metodologia requer um navio de construção ou de manuseio de âncoras (OCV ou AHTS) e uma balsa chata com capacidade de navegação offshore. Essa balsa foi modificada com equipamentos simples para o transporte dos condutores, além de ser capaz de manuseá-los e lança-los durante a instalação. O navio assume a carga e realiza a descida do condutor até o leito marinho, onde ocorre a penetração inicial através do seu peso próprio. O cravamento final é realizado por um martelo hidráulico submarino, sem a necessidade de atividades de perfuração.

Recentemente a InterMoor do Brasil desenvolveu ainda uma nova opção no método de instalação de condutores. O Conductor Overboarding Platform (COP) elimina o uso da balsa e utiliza apenas um navio de construção ou de manuseio de âncoras, tornando a mobilização para o projeto ainda mais ágil e facilitando a cadeia de suprimentos do operador.

Projetos realizados

  • Shell BC-10 Phase 1 and Phase 2
  • Petrobras Papa Terra

Desenvolvimentos

  • Patente “Metodologia para Instalação de Revestimento Condutor por AHTS”
  • Projeto de Desenvolvimento do Conductor Overboarding Platform (COP)

Entre em contato agora / Fundações

Fundações +55 21 3282-5730

Vídeo Institucional

veja +

Vídeo Institucional

veja +

Vídeo Institucional

veja +